terça-feira, 25 de março de 2008

(Des)Encontros da Pascoa

A Pascoa...
O meu sentido de Pascoa é muito específico, eu considero a pascoa como uma segunda oportunidade, um novo arranque daquilo que queremos fazer, o arrependimento do que fizemos mal para termos oportunidade de fazer bem. Bem não, muito melhor.

Com a ressurreição de Cristo houve uma segunda oportunidade de vida, uma nova chance. VAMOS APROVEITAR A NOSSA?

A tradição pascal na Palhaça sempre foi muito rica. As pessoas juntavam-se nas casas dos amigos, vizinhos, familiares e íam onde o a cruz os levava.
Lembro-me quando era um bocadinho mais nova ir a casa de pessoas que estavam sozinhas e nós (grupo inseparável) entravamos, cantávamos, riamos e depois íamos a outra casa, não queríamos nada em troca, não nos preocupava o que pensavam as pessoas, só nos interessava como os donos das casas ficavam felizes com a nossa presença.

A minha casa esteve sempre cheia, familiares, amigos de todas as idades...

E agora?
Deparámo-nos com casas vazias, não havia ninguém nas ruas, Cristo não ressuscitou naquela pacata vila onde a alegria era contagiante.

Na maioria dos anos eu fui para o Algarve na Segunda-Feira de Pascoa, mas todas as manhãs eu queria ficar, para viver mais um dia daquela alegria, daquela ressurreição.
Este ano não fui... E a minha vontade era desaparecer daquela "fantochada" que se começou a viver.

A minha casa estava quase VAZIA.

Todos ficámos tristes, não por termos tido pouca gente a partilhar a alegria de um Cristo ressuscitado, mas porque nunca foi assim, porque afinal a mudança foi para pior.
Não será melhor pensar no que está a acontecer?

Vamos voltar ao que era, aos dias cheios de luz e alegria, ao encontro de pessoas que só vimos na Páscoa (e que este ano nem encontrámos), vamos voltar ao VERDADEIRO sentido de Páscoa, à partilha, ás casas cheias de pessoas...

Afinal ainda é possível.

Senão... acaba de vez :(

1 comentário:

Anónimo disse...

So quero deixar um enorme beijo à minha melhor amiga... :p
Es uma grande mulher!!!
Beijo rodrigo